...O que fazer com meu Perfil ? ...
O "Face", nosso companheiro diário na era atual. Pode ser muito mais bem aproveitado. Recentemente, tem-se divulgado muitas informações dos malefícios do Facebook, na psique do usuário.
Alguns destes malefícios são: megalomania disfarçada de felicidade absurda e constante ou ainda uma mendicância de likes, vinda da necessidade de aprovação que todos nós temos, e que quando crescemos ainda mal sabemos lidar com ela.
Algumas dicas para utilizar o Face, de forma saudável, e que te fará não esquecer da vida real, estão reunidas neste texto.
Muitas horas a frente do computador, podem te privar de caminhadas, leituras, visão e contato real com pessoas e com a vida. Pense nisso!
Algumas dicas para utilizar o Face, de forma saudável, e que te fará não esquecer da vida real.
Aproveite o Facebook, para decolar sua carreira, vender seu produto, ou divulgar sua arte. Faça contatos e se associe a pessoas e grupos que falem a mesma língua que você e que façam o que você
faz.
Use o Facebook para ter muitos amigos. E amigos também se faz por afinidades. A máxima conhecida: "Amigos são a família que escolhemos!" é verdadeira também na vida virtual! E facilmente pode ser praticada e experimentada na vida on line.
O Facebook não é seu psicólogo, a frase que ele sempre te apresenta na caixa de postagem em seu mural, é apenas um modo de mover você a postar algo. "O que você está sentindo?" Não significa que deva responder a isto como se o Facebook fosse o seu analista! Muitas pessoas perdem coisas valiosas, incluindo a dignidade ao exagerarem nestas postagens carregadas de sentimentos.
O Facebook não é seu psicólogo...
O Facebook, não é seu diário pessoal, muita gente vai ler, pessoas que você conhece pessoalmente e que não conhece e que jamais conhecerá! E pessoas que você desconhece totalmente! Pense bem nisto antes de escrever ali, "Fui tomar banho" , "Diarreia braba" , ou "Me sentindo frustrada!"
Cada meio ou núcleo social que você convive na vida real vai interpretar sua postura, sua postagem e o modo como você está se sentindo, como se fosse uma indireta ou direta para aquele grupo de pessoas. Isto pode ser verdade ou não, mas do mesmo modo é desagradável, e pode te trazer problemas.
( Conheço pessoas que vivem postando: "Estou arrasado"... "Se sentindo confuso"... "Muito triste" ... "Muito decepcionada" Ou seja, a vida não flui bem para estas pessoas e ela faz questão de dizer isto o tempo todo, reafirmando uma imagem mental negativa, e sua imagem depressiva, perante a sociedade que ela vive. Assim ela assume a postura de vítima social. )
Não exponha relação, sensação, depressão, estado de saúde seu ou de amigos seus.
Se você escolheu colocar uma foto de perfil que diz que você está de luto, que suas postagens sejam condizentes com seu luto.... O mesmo vale para a foto de capa! Luto na foto de perfil e foto de capa brindando com champanhe pode ser uma estranha forma de mostrar o tanto que você é contraditório!
Viva tranquilamente sua vida virtual e real. E em ambas, não se exponha demais. É sinal de carência e fraqueza e um passo para a postura de vítima, que nossa sociedade tanto cultua!
Luto na foto de perfil e foto de capa brindando com champanhe pode ser uma estranha forma de mostrar o tanto que você é contraditório!
Não dê aulas de português no Facebook, conheço uma meia dúzia de pessoas, e tenho notícias de que são milhares, que gostam de exibir seu excelente português no Face. Isto incomoda, pois escrever bem ou não é relativo. Não é todo mundo que escreve bem, e muitos erros na escrita são erros de digitação ou mesmo bloqueios psicológicos leves que as pessoas trazem desde a infância. Não seja desagradável! Escreva bem e fique na sua. E se você se acha um Expert na sua língua, saia da frente do computador e vá alfabetizar voluntariamente! ...Ou ainda vá trabalhar dando aulas e tirando dúvidas de vestibulandos. Trabalhe como corretor de textos,enfim, mas pare de fazer os seus amigos se sentirem desconfortáveis.
Nada em excesso, ninguém é feliz o tempo todo e nem triste o tempo todo. Mas existem pessoas positivas o tempo todo e negativas o tempo todo...
Não promova movimentos, passeatas e protestos no Facebook, isto é cansativo e chato. Exponha sua opinião mas de forma comedida. Todo dia ou toda semana postar sua opinião política é demais! Tem gente que vive fazendo campanha política no Facebook, isto cansa. E campanha contra a Dilma é démodé e sem graça. Se você é um sociólogo ou um profundo conhecedor de política, escreva um livro!
Não explore tragédias nem piadas em excesso. Isto vale pra vida!!!!
Não tire fotos da sua cara todos os dias, é uma autoafirmação exagerada. Olhe no espelho e diga o quanto se ama, mas não precisa dizer isto pra outras pessoas o tempo todo! O que na verdade pode significar o quanto você não se aceita e não se ama... Pense bem!
Que profissional você é? Entro em alguns perfis e vejo que só tem fotos da pessoa, sem camisa, exibindo os músculos... Ou em altas poses... Ele é um pintor ou é modelo? É ator? Ator pornô ou garoto de programa? Vaidade em excesso mata a figura pública. Pense nisso! Outro dia fui no mural de um amigo, lá ele postou uma foto sua sem camisa, musculosão e belo aos 50, e no texto: "Mais uma semana de sucesso no trabalho..." Abaixo da foto mais de 300 curtidas. Muito bom! Aprovação total! Mas no que é mesmo que ele trabalha? Halterofilismo? É dono de uma academia de musculação? Não! Ele é bancário... Contradições de linguagem visual são pontos a menos no seu currículo!
Também conheço algumas pessoas que criticam os que postam inúmeras fotos de si mesmas no Face, e fazem o mesmo. Isso é outra contradição nova na sociedade atual, o indivíduo é um ao vivo digamos assim e outro na vida virtual... Faça e dê exemplos, na via real e virtual!
Que profissional você é? ( ... ) alguns perfis só tem fotos da pessoa, sem camisa, exibindo os músculos...
Suas fotos no Face e sua aparência cara a cara, devem ser o mais semelhante possível! Claro que ninguém anda maquiado o tempo todo, mas efeitos de photoshop e maquiagem pesada, devem ser evitados a todo custo! Tenho uma conhecida que na via real ela é uma múmia e no Facebook é Ísis!
Não poste fotos suas em hospitais, nem de parentes seus, isto é de mau gosto. Extremamente expositor e um sinal de fraqueza de personalidade e vitimização.
Não poste fotos de suas crianças o tempo todo. Neto, filhos, sobrinhos etc... O Facebook não é um álbum de recordações. Mesmo dizendo que sua lista de amigos é seleta, você não sabe até onde pode ir uma postagem sua e nem sempre conhece a todos pessoalmente.
Não poste fotos de seus bebês no Facebook, o tempo todo. Seus bebês sãos seu Bebês e não do mundo! E não devem ser expostos assim... Por diversos motivos, do velho "quebrante" ou "quebranto" às atuais más energias ou más pessoas...
Existe muito ainda para aprendermos sobre a vida virtual. Regras, Leis, Comportamento... Afinal é algo extremamente novo em nossa sociedade. Mas o bom senso, bom gosto, elegância e ética, jamais ficarão ultrapassados. Pense nisto e viva feliz! Compartilhe o bem.Pense nisto e viva feliz!
Mas lembre-se sempre que a vida virtual é um espelho da vida real.
Existe muito ainda para aprendermos sobre a vida virtual. Regras, Leis, Comportamento... Afinal é algo extremamente novo em nossa sociedade. Mas o bom senso, bom gosto, elegância e ética, jamais ficarão ultrapassados!
Compartilhe a vida e o bem. Compartilhe seus trabalhos, suas artes, suas baladas. Mas lembre-se que o Facebook não é pessoal, não é seu diário, não é seu psicólogo. E quem você julga ser seu grande amigo hoje, amanhã pode não ser mais. A vida está em movimento. E você? Vai parar no tempo, com a novidade?
Quero ainda acrescentar aqui que muitas se não todas empresas ou empregadores, observam o face de seus funcionários! Então o que você está mostrando para sua empresa? A vida é sua ninguém tem haver com isto? Leitor, ou você terá uma carreira sólida ou não... Ou será um bom profissional ou não. E se você tem pessoas do seu trabalho na sua lista de amigos do Face, é sinal que seu perfil não é pessoal e sim profissional e pessoal ao mesmo tempo! Você já misturou as coisas, e então? Mostre o seu melhor. Não force a barra, mas não poste fotos tomando banho de lixo! Ou frases do tipo "Foda-se hoje é sexta feira..." e "Preciso de férias..."
O sistema do Face faz uma espécie de monitoramento de suas atividades na internet, através do seu login no buscador/navegador, que é o mesmo e-mail que você utiliza para acessar o seu perfil. Assim ele te oferece páginas, produtos e serviços de acordo com suas preferências, que são medidas pelo número de acessos a determinados assuntos. Isto é bom e ruim ao mesmo tempo. Afinal a vida te dá aquilo que você coloca a sua atenção, correto? A vida virtual também!
Antes de ditar ou acatar regras, pensemos juntos?
Quem nunca erra? Quem nunca exagerou na vida virtual que atire a primeira pedra!
Pense nisto e viva feliz. Compartilhe a vida ( A sua ) com sabedoria.
A Vida virtual é um espelho da vida real. Pense nisto!
_____________________________________________________________________
Bill Oliveira William. Blogueiro. Escritor, Virtuólogo, Mitólogo, Artista Multimídia.
__________________
Imagens da WEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário